sábado, 7 de novembro de 2015

O que são "Quadrinhos"?



O que são "Quadrinhos"?


Quadrinhos ou Histórias em Quadrinhos, as conhecidas HQs, são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões".




Onomatopéias

São palavras que representam sons.  Ao contrário do balão que indica a fala, a onomatopeia indica o som do ambiente, importante na história.  Como não tem    o rabicho é obrigatório ser desenhado bem próximo ao emissor do som.  

                                                                     

                     
Linhas cinéticas
Riscos que indicam movimentos   


Quadro ou requadro
É a moldura da história em quadrinhos. Dentro dela se desenha uma cena

Metáforas visuais
Metáforas em desenhos para indicar um sentimento ou um acontecimento. Ex: Quando o personagem está nervoso, sai uma fumacinha da cabeça dele, um coração soltando do peito como sinal de paixão; notas musicais indicando um assovio, etc.



Balões
Existem vários tipos de balões,
De pensamento, De sussurro, De grito
De choro ou lamento
De diálogo ou fala.
Vamos ver alguns exemplos:

Balão de Cochicho 



Balão de Pensamento



Balão de Diálogo



Balão de Grito
O Balão de grito pode vir “tremido” ou parecido com o balão de diálogo, mas o que realmente o diferencia é o negrito das palavras ou o fato de elas estarem em um tamanho maior que as outras.



Balão de Coletivo



Balão Duplo



Balão Indicador




Balão Trêmulo
O balão-trêmulo possui linhas tortuosas como o tremular das ondas sonoras. Representa o medo que se sente ou que se quer transmitir.



Formatos de Quadrinhos
Cartum é o suporte onde eram feitos desenhos ingênuos e descompromissados de humor para serem inseridos nos jornais em seus primórdios. Geralmente constitui-se de um só desenho. O Cartum é a matriz da charge.

Charge: é uma palavra da língua francesa e significa "ataque" ou "carregar", no figurativo. Ela se constitui igualmente de um só desenho, diferindo do cartum no sentido que é sempre um desenho exagerado de caráter crítico, em geral à política, e preso a determinada época ou fato importante.

Caricatura: se torna sinônima de Charge, podendo existir em qualquer uma das três outras modalidades, seja o Cartum, a Charge ou as Histórias em Quadrinhos.

Tirinhas
A tira, também conhecida como tira diária, é uma seqüência de imagens. O termo é atualmente mais usado para definir as tiras curtas publicadas em jornais, mas historicamente o termo foi designado para definir qualquer espécie de tira, não havendo limite máximo de quadros, sendo o mínimo de dois.


Narração/ Narrador
A narração inserida em um balão sem “rabicho” ou “apontador” tem uma função muito importante na “costura” da narrativa de uma HQ. O narrador é personagem invisível que pode ser aquele que conta a história, o autor ou ainda o que tira conclusões a respeito dela.


Calha
A calha nada mais é que, o vão que existe entre um quadro e outro. Ela ajuda a delimitar o tempo das cenas, quanto maior a distancia, maior será o tempo da cena. E quanto menor a distancia significa que serão cenas rápidas.

Desenhos Iconográficos
É uma imagem que tem alguma característica com o que está sendo representado. Ex: uma árvore, uma nuvem pássaros, etc.


Recordatório
são painéis dentro dos quadrinhos usados pelo narrador. Muitas vezes utilizam-se cores diferentes nestes painéis

Nenhum comentário: