sábado, 13 de fevereiro de 2016

9 SEGREDOS DA PIXAR QUE VOCÊ NÃO SABIA

9 SEGREDOS DA PIXAR QUE VOCÊ NÃO SABIA

E você achando que sabia tudo da Pixar. Contaremos 9 segredos que irão surpreender você.
Há muito tempo, a Pixar era uma divisão da Lucasfilm Ltd. Antes de Marlin encontrar Nemo, antes da casa de Carl voar e antes de Andy colocar o seu nome da bota de Woody, a Pixar já tinha uma grande história marcada por inovação, criatividade e habilidade de superar qualquer obstáculo para alcançar o seu primeiro objetivo: fazer o primeiro filme totalmente animado por computador.
A Pixar fez isso em 1995, quando lançou Toy Story e, desde então, já nos fez rir, chorar e sentir arrepios. Mas a Pixar não se limita a fazer filmes, existe muita coisa por trás disso. Confira os bastidores da Pixar com 9 segredos que, até hoje, você não sabia.

1. No começo, a Pixar era uma empresa que vendia hardware. Seu principal produto era o Pixar Image Computer, um sistema de design gráfico.

Incredibles70
Os clientes da Pixar tinham envolvimento com medicina, arte gráfica ou segurança. Em 1986, a Pixar fechou um contrato com o seu maior cliente e ofereceu um sistema de hardware e software chamado CAPS (Computer Animation Production System). Esse cliente era a Disney.


2. O nome Pixar vem de uma combinação de “radar” e “pixer”, uma palavra em espanhol que foi inventada.

2014514PixarCampus037
Pixar surgiu de duas diferentes ideias dos seus cofundadores, Alvy Ray Smith e Loren Carpenter. Alvy, que cresceu no Novo México, tinha fascínio pelo espanhol e pelo fato de algumas palavras em inglês soarem como palavras em espanhol, como “laser”.  E foi assim que ele inventou a palavra “pixer”, que significava “fazer filmes”. Loran gostava do som tecnológico da palavra “radar”. Assim, eles uniram as duas palavras e criaram “Pixar”.


3. “Luxo Jr” foi o primeiro curta-metragem de animação a ser indicado ao Oscar.

Pixar25_ClassicMoments17
O curta estreou em 1986 na SIGGRAPH, uma conferência anual sobre computação gráfica. Atualmente, Luxo Jr. é um ícone da Pixar e é mais conhecido por pular em cima do “i” e substituí-lo no logotipo da Pixar.


4. Para construir o seu portfólio, antes de fazer o primeiro filme, a Pixar fez diversos comerciais no início dos anos 90.

Als-Toy-Barn
Naquela época, os comerciais utilizavam a computação gráfica em logotipos, brilhos e outros efeitos. A Pixar ficou famosa por concentrar o seu foco em animar personagens.


5. O código “A113”, que era o número da sala de John Lasseter, Brad Bird, Pete Docter e Andrew Stanton na CalArts, aparece em muitos filmes da Pixar.

MONSTERS UNIVERSITY




6. O escritório de John Lasseter é assim…

20080314JohnLasseterOffice04
Não é genial?


7. Eles não fazem conferências em mesas.

20130911Atrium08
Na Pixar, os espaços abertos incentivam a colaboração e o trabalho em equipe. No livro de Ed Catmull, “Creativity, Inc.”, ele menciona uma grande mesa de conferência em que trinta pessoas se sentavam, e os líderes criativos ficavam bem no centro, o que significava que quanto mais longe você estivesse do centro, menos importante você era. Eles logo se livraram dessa mesa e a substituíram por mesas menores, onde as vozes de todos são ouvidas. “A comunicação sem obstáculos foi a chave, independente da sua posição na empresa”.


8. A hora do lazer é incentivada no campus da Pixar.

20140506PixarCampus010-copy
O campus, que fica localizado em Emeryville, Califórnia, conta com uma quadra de basquete, uma piscina e outras instalações recreativas.


9. Em 2015, os filmes feitos através de computação gráfica completam 20 anos.

Pixar25_ClassicMoments07
Em outras palavras, faz quase 20 anos que Toy Story estreou nos cinemas. De repente, a gente se sente um pouquinho mais velho…

Nenhum comentário: