domingo, 1 de outubro de 2017

Los Angeles está pintando o asfalto da cidade de cinza claro

Los Angeles está pintando o asfalto da cidade de cinza claro


Os ventiladores de teto e os aparelhos de ar condicionado conseguiram apenas aliviar os efeitos da onda de calor que atingiu o sul da Califórnia recentemente.

Foram dias em que a maioria dos moradores de Los Angeles desejaram morar em um dos bairros que há algumas semanas testa uma nova ideia para combater as altas temperaturas.

Trata-se do CoolSeal ("selo fresco", em tradução livre), uma espécie de pintura de cor cinza claro que "refresca" o asfalto.


O projeto piloto para colocar à prova a eficácia do CoolSeal começou na cidade de Los Angeles.

O prefeito da cidade, Eric Garcetti, quer reduzir a temperatura média em dois graus Celsius nos próximos 20 anos, segundo o jornal Los Angeles Times.

A aplicação de CoolSeal pode ser uma das soluções.

No momento, os resultados são animadores, disse à imprensa Greg Spotts, diretor-assistente do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles.

"Vimos que, em média, uma zona pintada com CoolSeal é entre 8 e 9 graus mais fresca que o asfalto escuro no mesmo estacionamento", disse Spotts.


Por enquanto, o experimento foi aplicado em dois bairros de Los Angeles e está em sua fase inicial.

Mas as autoridades têm esperança de poder estendê-lo a outros bairros e até mesmo outras cidades do Estado e do país.



Alguns pesquisadores têm a mesma esperança.

"Já temos uma tecnologia eficaz para nos protegermos das ondas de calor, chama-se ar condicionado", diz em tom de brincadeira Alan Barreca, professor de ciência do meio ambiente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

"Mas há algumas razões pelas quais o ar condicionado pode não ser uma boa solução a longo prazo", afirma.

"Por um lado, os aparelhos de ar condicionado emitem hidroclorofluorcarbonos (fluidos de refrigeração conhecidos por sua sigla HCFC) e consomem energia, provocando o aumento dos gases do efeito estufa".

"Por outro, nem todo mundo tem condições de ter ar condicionado. Isso me preocupa de um ponto de vista moral. O asfalto fresco beneficiará a todos, independentemente da fonte de renda", disse Barreca.


O departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles está com projeto piloto junto com a empresa GuardTop, fabricante de cobertura para asfalto com base na Califórnia.

A empresa criou a tinta para a indústria de defesa dos Estados Unidos, disse Jeff Luzar, vice-presidente de vendas da GuardTop.

Jeff Luzar disse que as autoridades queriam reduzir a temperatura das pistas de decolagem para impedir que satélites espiões usassem raios infravermelhos para localizar aviões.

O produto aplicado nas ruas de Los Angeles é parecido com o original, mas foi aperfeiçoado para refletir ainda mais o sol.


O representante do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles reconhece que ainda é preciso avaliar os custos de elaboração e instalação do material, assim como os efeitos ambientais do processo para ver se eles compensam os benefícios.

O CoolSeal custa US$ 40 mil por milha (1,6 km) e dura sete anos.


Nenhum comentário: