O Shopping Praça da Moça, em parceria com o Ciência em Show, preparou um Pocket Museum interativo de ciências para divertir toda a família. Uma verdadeira fábrica de ideias foi criada para despertar a curiosidade das crianças, com experiências como arrepiar os cabelos ao colocar as mãos em uma esfera eletrizada, equilibrar uma bolinha sobre um jato de ar e reconstruir imagens deformadas por meio de um espelho. A garotada pode aproveitar a atração até o dia 23 de setembro e a participação é gratuita!
O Pocket Museum é um espaço totalmente voltado à ciência! Suas paredes são lúdicas e possuem pequenas aberturas que estimulam quem está do lado de fora a também acompanhar os experimentos. As atividades são distribuídas em quatro estações. Em cada uma delas um monitor conduz os pequenos para uma experiência personalizada! O circuito, que está no Piso Araucária, tem 40 minutos de duração e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo, das 14h às 20h.
Confira as experiências:
ELETRICIDADE – A primeira estação é dedicada a Eletricidade com os experimentos Gerador de Van de Graaff e Bobina de Tesla. O Gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática com uma esfera que fica eletrizada. Quando em contato com o corpo humano, ele também fica eletrizado e a força elétrica empurra os cabelos para cima. É bem curioso sentir os cabelos ficarem todos arrepiados! Já a Bobina de Tesla é um dispositivo que produz alta tensão em seus terminais e um intenso campo elétrico ao seu redor. Esse campo movimenta o gás no interior de lâmpadas fluorescentes próximas, que emitem luz espontaneamente. Esse fenômeno físico é chamado ressonância.
FÍSICA – A segunda estação tem experimentos de física moderna: Bola de Plasma, Ondas de Calor e Som Atrasado. A Bola de Plasma é um eletrodo de alta tensão dentro da esfera de vidro que produz energia e ioniza o gás formando lindos raios de plasma, que é o quarto estado físico da matéria. Ao aproximar a lâmpada, o gás no seu interior também se ioniza e ela emite luz. As Ondas de Calor emitem radiação infravermelha, que diferente da luz que vemos no dia a dia, não é detectada pelos olhos. Uma câmera termo visora transforma essas ondas captadas dos objetos em imagens coloridas visíveis. Na imagem que aparece em uma televisão, cada cor representa uma temperatura diferente. Já o Som Atrasado possui o efeito que é parecido com um eco. Ao falar em uma extremidade do tubo e posicionar a outra extremidade na orelha é possível ouvir a própria voz, mas com um pouco de atraso.
MECÂNICA – O terceiro grupo é o da Mecânica com experimentos de Vórtice Toroidal, Ponte Romana e Bolinha Flutuante. No Vórtice Toroidal um pequeno golpe em um tambor cria um anel de fumaça, chamado vórtice. Isso acontece porque o ar sai do orifício com velocidades diferentes no seu centro e nas bordas. Essa diferença causa uma perturbação no ar, o que produz esse curioso formato. A Ponte Romana é formada por diversas peças encaixadas corretamente que formam uma estrutura tão resistente que pode ser usada como ponte de verdade! A distribuição das forças permite que elas fiquem firmes apenas quando encaixadas. A Bolinha Flutuante traz o estudo sobre a pressão, onde ao posicionar a bolinha sobre um jato de ar é possível equilibrá-la porque o vento diminui a pressão no seu entorno. A diferença entre a pressão do ar próximo à bolinha e a pressão atmosférica cria um duto de força que a mantém equilibrada e flutuando.
ÓTICA – Essa estação contém as experiências: Imagens Sobrepostas, Figuras Anamórficas, Espelhos Curvos e Túnel Infinito. As Imagens Sobrepostas possuem cores diferentes: vermelha e azul. Por isso quando se olha para o quadro onde elas estão projetadas, está tudo muito confuso. Mas ao colocar um filtro colorido na sua frente, se consegue ver uma imagem de cada vez e tudo fica nítido. Nas Figuras Anamórficas, as imagens encontram-se deformadas, mas é possível reconstruí-las posicionando o espelho cilíndrico no local correto. A distorção aplicada em cada imagem foi calculada para que, quando refletida por um espelho de formato cilíndrico, pudesse ser vista na sua forma original. Assim é possível descobrir o que é cada figura. Curioso, né? Em uma outra experiência, há uma superfície espelhada onde estão os Espelhos curvos, capazes de desviar os raios de luz. Nossos olhos interpretam esses desvios e os reconhecem como sendo imagens. Nos espelhos curvos a luz desvia de tal forma que a imagem original fica distorcida, provocando efeitos engraçados. Já o Túnel infinito, tem como principal função provocar a sensação de profundidade nos desenhos planos. A luz dos LEDs é refletida por um espelho posicionado no fundo do quadro. Tal imagem é novamente refletida pelo espelho semi-refletor da frente. Parte da luz chega aos olhos e parte volta para dentro do quadro. O fenômeno se repete infinitamente, produzindo uma imagem em perspectiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário