quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Vingadores: Ultimato | Por que o marketing do filme está errado – mas está funcionando

Vingadores: Ultimato | Por que o marketing do filme está errado – mas está funcionando


Vingadores: Ultimato é um dos filmes mais aguardados dos últimos anos, e parte dessa expectativa está crescendo por conta da divulgação do longa. Até agora, a Marvel liberou apenas duas prévias de material oficial, faltando apenas dois meses para estreia.

Para o portal Screen Rant é um marketing errado, mas que de certa forma, está funcionando. Na opinião do portal, a Marvel está sendo bem-sucedida em não mostrar nada sobre do que realmente se trata o filme. Mesmo com os vídeos, os fãs seguem no escuro quando o assunto é a trama de Vingadores: Ultimato.

A Marvel está usando uma estratégia que vai contra as regras de divulgação dos blockbusters. O espetáculo não está sendo mostrado. Nos recentes filmes, a editora não fez questão de esconder as cenas de ação e pistas óbvias de como seria a trama.


Em Os Vingadores, por exemplo, a Marvel mostrou cenas do final do filme nos trailers, como a batalha contra os Chitauri e a união dos heróis. Em Vingadores: Era de Ultron, não quis também fazer surpresa com o surgimento da Hulkbuster. Os fãs foram aos cinemas sabendo que tudo isso estaria incluído nos longas.

O Screen Rant acredita que uma parte da ação da Marvel que chama atenção em Vingadores: Ultimato é que o filme está sendo vendido através dos personagens. Cada herói, amado pelo público, esconde um segredo ou um futuro que está matando os espectadores de curiosidade.


Vale lembrar que o presidente dos estúdios Marvel deixou claro que o material de divulgação de Vingadores: Ultimato será cercado pelos 20 primeiros minutos do filme. É algo inédito da indústria de Hollywood. Incrivelmente, o hype continua aumentando.

Não quer dizer que o filme não terá cenas de ação ou o humor característico da Marvel. Esses momentos, se colocados no trailer, poderiam entregar a história.

De certa forma, a Marvel e Disney estão revolucionando a maneira de divulgar filmes, em uma era em que o spoiler pode estar em qualquer clique. Pela primeira vez em muito tempo, fãs vão ao cinema esperando uma grande surpresa. O resultado dessa divulgação deve ser visto com os números de arrecadação de Vingadores: Ultimato, filme que tem tudo para ser o mais bem-sucedido de todos os tempos.


Mesmo assim, é improvável que essa estratégia seja copiada por outras franquias, o que valoriza ainda mais a Marvel. A única franquia com o mesmo grau de popularidade e de um universo bem construído que poderia imitar esse marketing é Star Wars. Nas próximas semanas, ou meses, os fãs também poderão conferir se a Disney vai ou não repetir a dose com o Episódio 9 da saga de ficção científica.

Vingadores: Ultimato chega aos cinemas no dia 25 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva seu comentário aqui