terça-feira, 9 de julho de 2019

Diamante Azul - Capitulo 17


DIAMANTE AZUL...
Autora: Bibi Mussati


© Copyright by Bibi Mussati Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial


Capitulo 17-Livre como as Borboletas.


Rosabela: Estou super animada para a minha primeira aula de pintura.


Amanda: Que legal que sua aula já é hoje, a minha aula de musica é só na quinta-feira.

Rosabela: Ah, eu preciso ir para a sala, até depois Amanda.

Amanda: Até depois Rosabela.
Rosabela: Ah, onde será a sala de pintura? Ah, deve ser ali.
...
Rosabela: Professora espera! Não fecha aporta ainda.


Professora Deise: Por acaso você vai fazer a aula de pintura?
Rosabela: Sim.
Professora Deise: E por que chegou atrasada?
Rosabela: É que eu não sabia onde ficava a sala, é que eu sou nova, é o meu primeiro ano aqui em Diamante Azul. Eu prometo que isso não vai acontecer de novo.
Professora Deise: Não vai mesmo, porque da próxima vez eu não deixo você entrar na sala, entendeu?
Rosabela: Sim, entendi.
Professora Deise: Agora entra.
...
Professora Deise: Olá alunos, eu sou a Deise e vou ser a professora de desenho e pintura de vocês.


Professora Deise: Como é a nossa primeira aula juntos eu quero conhecer vocês e para isso eu quero que cada um de vocês venha aqui na frente da sala e diga o que é arte, então podem vir.
Depois de Um Tempo...
Professora Deise: Agora venha você garoto de verde.
...
Professora Deise: Qual é o seu nome?
Gabriel: Eu me chamo Gabriel.
Professora Deise: Então Gabriel o que é arte para você?


Gabriel: Para mim arte é tudo. Eu penso que qualquer coisa pode ser representada através da arte, que tudo o que fazemos é arte, que a arte é a vida e afinal o que seria do mundo sem os artistas e o que seria dos artistas sem a arte.
Professora Deise: Ótimo, muito bem. Parabéns Gabriel.
Gabriel: Obrigado professora.
Professora Deise: De nada, agora a ultima aluna é você garota que chegou atrasada.
...
Rosabela: Oi meu nome é Rosabela.
Professora Deise: Eu ainda não tinha perguntado. Você só fala se eu perguntar, ok?
Rosabela: Ah, ok.
Professora Deise: Agora diga para a sala o que é arte para você.


Rosabela: Ah, para mim a arte é, é, é...

Professora Deise: É?
Rosabela: Arte é aquilo que as pessoas fazem. Tipo eu gosto de pintar quadros e isso é arte, não é?
Professora Deise: Ah, essa não era a resposta que eu estava esperando, mas tudo bem. Pode ir para o seu lugar.
Rosabela: Tudo bem professora.
Professora Deise: Agora para eu saber o nível de vocês, eu quero que todos pintem um quadro representando o que é a arte para cada um vocês. Podem começar.
Depois de Um Tempo...
Professora Deise: Agora que todos terminaram, eu quero que venham aqui na frente dizer o que significa a pintura.
Depois de Um Tempo...
Professora Deise: Agora é sua vez Gabriel.


Professora Deise: Sua pintura está linda, agora me diz o que ela significa?
Gabriel: Como era para pintar algo que representasse o que a arte é para mim, eu fiz esse planeta com um garoto voando em balões que na verdade são pássaros.
Professora Deise: E o que isso representa?
Gabriel: Representa que para mim arte é poder colorir o mundo de uma maneira diferente, que a arte é livre como os pássaros e que com ela eu posso voar em minha imaginação e trazer ela a realidade. Eu sou esse garoto no quadro e quando estou pintando é como se eu pudesse voar igual a ele.
Professora Deise: Palma para o Gabriel! Parabéns, você realmente me impressionou. Estou encantada com sua pintura e mais encantada ainda com o que você disse. Faz muito tempo que ao tenho um aluno tão talentoso com você.
Gabriel: Obrigado professora.
Professora Deise: Agora é a sua vez Rosabela.


Rosabela: Ah, essa é minha pintura.

Professora Deise: Estou vendo. Ela é até que agradável, mas o que significa?
Rosabela: Ah... Não sei.
Professora Deise: Como assim não sabe? Eu pedi para que vocês pintassem algo que representasse a arte, e então?
Rosabela: Para mim arte é fazer o que eu gosto, e eu gosto de pintar assim, sem pensar no que a minha pintura significa.
Professora Deise: Não importa a maneira que você gosta de pintar, se eu mandei você fazer algo você faz do jeito que eu mandei. Dessa vez não era para nota, mas da próxima vez que me contrariar eu te dou um zero! Entendeu?
Rosabela: Sim eu entendi e prometo que isso não vai acontecer de novo.
Professora Deise: Agora vai para o seu lugar.
...


Professora Deise: Com essa aula eu consegui perceber os alunos que mais tem dificuldade com a pintura, os que não sabem nem segurar um pincel, e com esses alunos eu terei um pouco mais de trabalho, já a outros que até sabem pintar, mas não sabem receber ordens, ouviu Rosabela?
Rosabela: Hum...
Professora Deise: Já a outros que sabem fazer tudo e muito bem, parabéns Gabriel.
Gabriel: Obrigado.
Professora Deise: Para a nossa próxima aula que é terça-feira que vem, eu quero que vocês treinem a pintar flores, pois é por essa parte que vamos iniciar. Agora podem ir.
...
Professora Deise: Rosabela!
Rosabela: O que foi professora?


Professora Deise: Treine pintar flores, não gatinhos, cachorrinhos, nem borboletas, tudo bem?
Rosabela: Tudo bem professora.
Professora Deise: Agora pode ir.
Depois de Um Tempo...
Camila: Oi Rosabela!!!
Rosabela: Oi Camila.


Camila: Você não parece muito feliz para quem acabou de sair da aula dos sonhos.

Rosabela: É por que essa foi à aula dos meus pesadelos.
Camila: Nossa, o que de tão ruim aconteceu?
Rosabela: Foi horrível!
Camila: Mas o que aconteceu?
Rosabela: A professora ficou o tempo todo me criticando e me humilhou na frente de todos que estavam na aula.
Camila: Nossa.
Rosabela: Sabe aquele garoto chamado Gabriel que estuda na nossa sala?
Camila: Sei, o que tem ele?
Rosabela: Nós já estudamos juntos há uma semana e eu pensava que ele era legal, mas eu percebi que ele é um convencido e arrogante.
Camila: Ele também faz aula de pintura?
Rosabela: Sim. Ele ficou o tempo todo tentando ser o garoto perfeito e a professora ficou só elogiando ele.
Camila: Ah, entendi.
Rosabela: Ah, agora eu vou guardar meu quadro lá no quarto.
Camila: Nossa! Agora que percebi que não fui na loja de doces, a Catarina e a Sofia estão lá sozinhas, até depois Rosabela.
Rosabela: Até depois Camila.
Depois de Um Tempo...


Rosabela: Ah... Será que eu não nasci para aser uma pintora?
...
Gabriel: Oi!!!
Rosabela: Oi.


Gabriel: Tudo bem?

Rosabela: Sim, claro, está tudo ótimo, tudo perfeito!
Gabriel: Pela sua resposta, acho que não está tudo bem.
Rosabela: Ah...
Gabriel: É pelo o que a professora disse na aula de pintura?
Rosabela: O que você acha?
Gabriel: Acho que é por isso. Não fica assim, ela só está um pouco estressada porque é o segundo dia que ela dá aula nesse ano.
Rosabela: Então a tendência é ela só piorar.
Gabriel: Ah, talvez. Mas ela gostou de você.
Rosabela: Nossa, com certeza ela me amou, por isso me criticava o tempo todo.
Gabriel: Ah...
Rosabela: Não precisa falar mais nada tá! Não precisa me consolar como se eu precisasse disso.
Gabriel: Tá, eu só queria te dizer que nem todos os artistas que sabem pintar sabem interpretar os quadros que pintaram, isso é algo normal.
Rosabela: Você só está falando isso porque sabe fazer as duas coisas.
Gabriel: Não é por isso.
Rosabela: Ah...
Gabriel: Sério que você não conseguiu ver nada na sua pintura?
Rosabela: Nada além das borboletas que eu pintei.
Gabriel: Eu consegui ver algo.
Rosabela: Ah é e o que você viu?
Gabriel: Você pode prender um pássaro em uma gaiola, mas uma borboleta não, ela voa alto, voa longe e eu percebi que você é livre como as borboletas. Não quer receber ordens das outras pessoas e não gosta que mandem em suas pinturas e mesmo você não percebendo, você escolheu pintar borboletas e não qualquer outra coisa, porque você se identifica com elas.
Rosabela: Nossa. O que você disse é tão, tão... Ah, não sei explicar.
Gabriel: Hum, agora eu já vou indo, não quero te atrapalhar mais.
...
Rosabela: Gabriel espera!
Gabriel: Ah, o que foi?
Rosabela: Eu queria te agradecer pelo o que você me disse e pedir desculpas por ter sido grossa com você, é que eu estava um pouco nervosa.
Gabriel: Tudo bem.


Rosabela: Eu também queria te dizer que eu gostei muito do seu quadro e o que você disse sobre ele foi incrível.
Gabriel: Obrigado, eu também gostei muito do seu quadro.
Rosabela: Obrigada.
Gabriel: Então a gente se vê depois?
Rosabela: Claro que sim! Até depois.
Depois de Um Tempo...
Rosabela: Ah... Acho que o Gabriel estava certo. Nem todas as pessoas que pintam quadros sabem interpretá-los.
...


Rosabela: Livre como as borboletas... Hum, acho que sim.


Nenhum comentário: