O rapper RM, do BTS, usou a visibilidade do Golden Disc Awards, no domingo (5/1), para confrontar a “sajaegi” – manipulação das paradas coreanas. Durante seu discurso de agradecimento pelo prêmio de melhor álbum, RM falou em nome dos injustiçados da indústria musical.
“Há uma coisa sobre a qual quero falar. Nós do BTS somos abençoados com sorte, e graças a tantas pessoas, somos capazes de falar o que queremos. No entanto, existem muitos artistas que não podem fazer o mesmo e estão fazendo músicas em lugares que não podemos ver. Eu espero que, em 2020, seus esforços e sua sinceridade não sejam em vão, e que eles possam alcançar o público justamente. Eu espero que as coisas que aconteceram erroneamente nos anos 2010 terminem com o fim dos anos 2010”, discursou o artista.
A manipulação das paradas via “sajaegi” tem a ver com compras simuladas. Produtores compram álbuns de seus próprios artistas para que eles aparentam ter um sucesso de público, que na verdade não tem. Com isso, seus nomes aparecem nas paradas e mais gente se interessa por conhecê-los. Não é muito diferente do que foi feito com o filme “Os Dez Mandamentos” no Brasil: ingressos esgotados e salas de cinema vazias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário