sábado, 19 de maio de 2018

Conheça Wikie a primeira baleia falante do mundo

Conheça Wikie a primeira baleia falante  do mundo

Experimento demonstra capacidade das orcas de imitar palavras humanas



Com a cabeça fora d’água, Wikie olha para os treinadores ao lado da piscina, escuta e repete: “hello” (olá, em inglês). A vocalização não é perfeita, mas é claramente compreensível. O feito realizado por pesquisadores da Universidade Complutense de Madri é a primeira demonstração científica de que as orcas são capazes de imitar palavas humanas. Além de “hello”, o vocabulário de Wikie inclui “Amy” — nome de sua treinadora —, “bye-bye” (tchau, em inglês) e “one, two, three” (um, dois, três).

Wikie vive em cativeiro no Aquário Marineland, em Antibes, no sul da França. Ela foi treinada para realizar truques para os visitantes e foi selecionada para o experimento por já ter aprendido a imitar gestos de comandos dos treinadores. Os pesquisadores queriam demonstrar se as orcas são ou não capazes de imitar sons humanos, e o resultado foi positivo. Segundo Abramson, foi difícil conter a emoção quando Wikie “falou” sua primeira palavra, já que a equipe não tinha grandes expectativas.



Como parte do treinamento, a  baleia , apesar de ser da família dos golfinhos — foi exposto a sons nunca antes ouvidos feitos por outras orcas, com diferentes dialetos de diferentes grupos, para que fossem repetidos. Depois, vieram as palavras humanas. Nas gravações, Wikie tenta por várias vezes reproduzir “hello”, e em todas vocaliza duas sílabas, com algo parecido com um “l” no meio e um “o” no final.

Com as repetições, a palavra se tornou mais clara. Wikie também conseguiu emitir um som muito parecido com “Amy”, mas teve mais dificuldades para repetir “one, two, three”, pois o som da última sílaba exige que a língua seja posicionada entre os lábios e force a saída do ar para produzir vibração.

Abramson ressalta que a habilidade das orcas de imitar sons humanos não significa que ela compreenda o que está falando. O experimento foi desenhado para que nenhum significado ou contexto se relacionasse com as palavras. Contudo, ele acredita que “conversas” básicas com Wikie talvez sejam possíveis um dia.

Veja o áudio:

Nenhum comentário: