Planetário do Ibirapuera promove “viagem espacial” em meio à natureza
O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em 1957, e abriga 300 pessoas por sessão, quando é possível ver o céu da capital paulista sem toda a poluição que a rodeia.
Confira algumas das atrações que a família pode conferir:
*A Janela Mágica (infantil) – Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble.
Na aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais.
Faixa etária: Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
*Planetas do Universo – Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra.
Uma oportunidade para refletir sobre o papel de cada um na preservação do planeta para as futuras gerações. Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 1 hora. Vagas: 190.
*Olhar o Céu de São Paulo outra vez – Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. A ideia é explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.
Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades. Duração: 50 minutos. Vagas: 190.
*
Sessão de cúpula contemplativa – Voyager: uma longa jornada rumo às estrelas – A sessão apresenta sons e imagens relacionadas às sondas Voyager 1 e Voyager 2. Lançadas ao espaço em 1977, as sondas exploraram os planetas gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e algumas de suas luas.
Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 40 minutos. Vagas: 190.
* Visita guiada – inicialmente são apresentados os computadores e projetores usados para produzir e apresentar as sessões do Planetário. Em seguida, visitamos os instrumentos astronômicos expostos nas proximidades dos prédios da EMA e do Planetário: a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Seguimos para conhecer os telescópios e outros objetos expostos no saguão da EMA. Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.
Informações do local,horário e valor dos ingressos:
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, São Paulo
Transporte: Se for de táxi ou ônibus (veja rotas em sptrans.com.br/itinerarios), o portão mais próximo do planetário é o 10. Quem vai de carro pode estacionar com Zona Azul no portão 3
Funcionamento: De março a junho e de agosto a novembro, domingos e feriados, às 13 (sessão infantil), 15 e 17 horas (fique de olho na programação mensal publicada no site oficial, já que às vezes rolam sessões extras às 19 horas)
Preço: Grátis — as senhas começam a ser distribuídas 1 hora antes de cada sessão. Há 283 senhas, sendo que 60 delas são reservadas a atendimento prioritário (13 para pessoas com deficiência e 13 para gestantes, idosos e obesos; cada um deles tem direito a 1 acompanhante)
Veja fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário