quarta-feira, 28 de março de 2018

Fenômeno da neve laranja

Fenômeno da neve laranja 



A paisagem em regiões montanhosas do Leste europeu foi modificada neste fim de semana devido a uma tempestade de areia no deserto do Saara, no Norte da África. Moradores e visitantes de países como Ucrânia, Rússia, Bulgária e Romênia se surpreenderam com locais em que a neve ficou em tom alaranjado. Muitos compararam o visual à superfície de Marte.


De acordo com Steven Keates, do serviço de meteorologia do Reino Unido, quando a areia alcança níveis superiores da atmosfera, ela é distribuída em outros lugares.

"Olhando para imagens de satélite da Nasa, mostra muita areia e poeira na atmosfera à deriva no Mediterrâneo", afirmou o meteorologista ao jornal britânico "The Independent".

Os especialistas dizem que esse tipo de fenômeno, criado por uma mistura de partículas de areia, poeira e pólen que são despertadas e varridas pelas tempestades no Norte da África, ocorre a cada cinco anos, aproximadamente. Uma paisagem semelhante foi observada em 2007, quando a misteriosa neve laranja caiu em três regiões do Sul da Sibéria.

Esquiadores e snowboarders de resorts próximos à cidade russa de Sochi enviaram imagens dos cenários inusitados com a neve laranja.

Confira:










Veja ao Vídeo:


Nenhum comentário: