sexta-feira, 30 de março de 2018

Conheça a Melody Roads, estrada que toca musica no Japão

Conheça a Melody Roads, estrada que toca musica no Japão



No Japão, existem ruas que tocam melodias instrumentais quando um carro passa sobre o trecho a uma velocidade de 40 km/hr. A tecnologia usada permite que o asfalto toque música devido às vibrações da roda do carro em ranhuras que estão distribuídas no asfalto em intervalos muito específicos.



A primeira estrada com melodia foi criada na Dinamarca em 1994 por dois artistas e rapidamente chamou a atenção. No Japão, Shizuo Shinoda estava dirigindo um trator quando ele acidentalmente arranhou as marcações na estrada. Ao dirigir sobre as marcas, Shizuo Shinoda percebeu que o asfalto emitia sinais sonoros.




Em 2007, o Instituto Nacional de Pesquisa Industrial de Hokkaido utilizou o conceito de Shizuo Shinoda e criou a Melody Road. As três primeiras Melody Roads no Japão foram em Hokkaido, Wakayama e Gunma, mas atualmente existem muitas em diversas regiões do Japão e várias melodias podem ser ouvidas nesses trechos.



Tudo dependerá da velocidade pelo qual o carro passa sobre o trecho. Segundo alguns motoristas, o ideal é que o carro esteja a mais ou menos 40 km por/hr, pois se a velocidade for muito além disso, a canção pode tocar rápido demais. Também é recomendável que as janelas do carro estejam fechadas para ouvi-la melhor.

Nesses locais, sempre tem uma placa indicando que por ali tem um “Melody Road”. Existem até o momento, 30 Melody Roads no Japão. Pra quem quer saber onde estão localizados esses trechos é só olhar nesta página do wikipedia em japonês Melody Road. 

Veja Alguns Vídeos:





Nenhum comentário: